26 de outubro de 2017

Em Nova Rosalândia, mulheres recebem orientações sobre o câncer de mama no Dia D do Outubro Rosa

Com o objetivo de promover a conscientização para a descoberta precoce do câncer de mama e de colo de útero, entre outros cuidados com a saúde da mulher a prefeitura de Nova Rosalândia, através da Secretaria da Saúde, com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS), realizou nessa terça-feira, 24, o Dia D do Outubro Rosa. O evento também contou com o patrocínio de brindes feito pela comunidade.

Dezenas de mulheres participaram de ações focadas na temática do evento. Com palestras ministradas pela médica Gislene Setubal e pela enfermeira Karina Leal as participantes aprenderam a fazer o alto-exame, conheceram o grupo de risco, receberam orientações de prevenção, participaram de sorteio de brindes e ainda degustaram um delicioso lanche. O evento, que aconteceu no CRAS, estava decorado e preparado para a ação.

O prefeito , Dr. Ladir, prestigiou o evento e na ocasião, explicou a importância da prevenção. “Descobrir a doença logo no início é essencial para a eficácia do tratamento e também da cura”, disse ele.

A secretária de Saúde, Miriam Leine, fez questão de agradecer a toda equipe da saúde pelo belíssimo evento, ao CRAS pelo apoio, a comunidade pelos brindes e a todas as mulheres que participaram do Dia D. Ela também fez questão de frisar a importância do evento para conscientização feminina.

“É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano”, disse a secretária.

Vale ressaltar, que a Secretaria de Saúde tem realizado varias ações voltadas para o Outubro Rosa durante este mês.