07 de março de 2012

Programa Saúde na Escola

Programa Saúde na Escola (PSE), resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação foi lançado em Nova Rosalândia nesta quinta-feira 08 de Março de 2012  as 8h00 na Escola Estadual de Tempo Integral Regina Siqueira Campos.

O projeto faz parte da Semana Saúde na Escola que, será realizado anualmente com um tema de mobilização nacional. Em 2012 o tema escolhido foi “Prevenção da Obesidade”

Na cidade serão realizadas atividades durante todo este ano em todas as escolas estaduais e municipais da rede pública de ensino, com  programações mensais.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção á saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, além de construir para uma cultura de paz nas escolas.

Programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.

O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de pesquisas.