01 de fevereiro de 2012

Ministério Público discute comercialização de carne em Nova Rosalândia

No último dia 01 de fevereiro o ministério público, promotoria da comarca de Cristalândia – TO, a ADAPEC - Agência de Defesa Agropecuária regional de Paraíso, estiveram em Nova Rosalândia, juntamente com a Vigilância Sanitária local, reunidos na câmara municipal de vereadores, com todos os empresários da cidade que atuam na comercialização de carnes para discutirem quanto à forma correta para a aquisiçãoabate, transporte ecomercialização deste produto destinado ao consumo da população.

O promotor de Justiça Dr. Airton Amilcar Machado Momo informa que todos devem seguir os procedimentos determinados pela legislação e que a promotoria de Cristalândia irá iniciar, a partir demarço 2012, um trabalho de fiscalização nos supermercados e açougues que comercializam o produto e gostaria de não encontrar irregularidades.

Os comerciantes estão dispostos a resolver o problema, mas questionam a falta de empresas credenciadas (frigoríficos e/ou matadouros) no município, dificultando o cumprimento das determinações legais. Segundo os empresários do ramo, a aquisição de carne oriunda de outros locais credenciados, elevará o preço do produto para o cliente.

O delegado da regional da Adapec - Paraíso, o médico veterinário Dr. Valmir Gomes Cavalcante, ressalta que a aquisição do produto inspecionado trás segurança para a população quanto a garantia de qualidade alem de ter a certeza que passou por todo um rigoroso processo de inspeção sanitária.

Dr. Airton Momo finaliza deixando a promotoria de Cristalândia disponível para tirar dúvidas e esclarecimentos, via telefone (63) 3354-1466 de segunda a sexta feira ou pessoalmente toda quarta feira no período da manhã, no endereço: Rua São Sebastião, n° 879, Esq. Rua Pará, Cep.: 77490-000 Centro, Cristalândia - TO.

A secretaria municipal de saúde por meio da vigilância sanitária municipal estará auxiliando os comerciantes no que for necessário para que todos atuem dentro das normas estabelecidas pela legislação.